domingo, 31 de julho de 2011

A Virgem de Guadalupe: desafio à ciência moderna - quarta parte

Breve Histórico da Virgem de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe (em espanhol Nuestra Señora de Guadalupe), também chamada de Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México.

Ela é a Patrona:
- da Cidade do México desde 1737,
- do México desde 1985,
- da América Latina desde 1945 e
- Imperatriz da América desde o ano 2000.


Sua origem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de dezembro de 1531.

Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido.

Juan foi instruído por ela a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, em um tecido supostamente de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até o presente momento.

Tilma é um tecido tradicionalmente indígena dos povos pré-colombianos de pouca qualidade feito a partir do cacto. É em um manto de tilma, usado na época por um índio, que ficou originalmente estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe quando da sua aparição.

Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do Méximo, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem as fibras de agave. Tais fibras não duram mais do que vinte anos.

Em ampliações da face de Nossa senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à Sua frente em 1531 - Juan Diego e o bispo. Porém, alguns acreditam que isto pode ser explicado pelo fenômeno da pareidolia.

O termo pareidolia descreve um fenômeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo (em geral uma imagem ou som) sendo percebido como algo distinto e significativo. Exemplos comuns incluem imagens de animais ou faces em nuvens, em janelas de vidro e em mensagens ocultas em músicas executadas do contrário. A palavra vêm do grego para – junto de, ao lado de – e eidolon – imagem, figura, forma.

Exemplo de pareidolia

Neste caso, o relógio parece estar triste. No entanto, é o cérebro humano que cria essa ilusão, não se passando nada com o relógio


O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de dezembro.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário