quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20

Crescer, incluir, proteger

Igreja na Rio+20:
sustentabilidade econômica, social e ambiental
O texto abaixo foi publicado na página 13 no informativo da Arquidiocese do Rio de Janeiro "Testemunho de Fé – 17 a 23 de junho de 2012". As imagens foram coletadas na internet.

A pessoa humana
como centro
do desenvolvimento sustentável

Pela primeira vez no Rio de Janeiro e com participação ativa no Rio+20, o núncio apostólico – observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas – Dom Francis Chullikatt, tem uma missão importante: destacar a pessoa humana e os problemas ecológico-sociais dos países mais pobres que, segundo ele, muitas vezes não têm voz nas grandes conferências.

Dom Francis Chullikatt: núncio apostólico
- observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas

Juntamente com o núncio apostólico, chegaram na terça-feira, 12 de junho, ao Rio, três colaboradores: padre Philip J. Bené, Padre Justin Wylie e o advogado Lucas Swanepoel. Todos já estão participando da 3ª Reunião do Comitê Preparatório, na qual se reúnem representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Junto com esta delegação, o arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, é o enviado especial do Papa Bento XVI para o evento.

Em entrevista para a WebTV Redentor, Dom Francis Chullikatt falou sobre o papel da Igreja na Rio+20, destacando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Desenvolvimento sustentável:
equilíbrio no progresso

“A Igreja é muito importante no desenvolvimento destes três aspectos. Relacionado ao aspecto econômico, sabemos que a Igreja Católica sempre se preocupa com os países pobres, por exemplo. Quando falamos do social, sabemos que a Igreja é totalmente envolvida no crescimento da situação social do mundo. O terceiro aspecto,  o ecológico, pode-se destacar aqui no Brasil a preocupação com a proteção da natureza, porque nós católicos acreditamos na preservação”, disse dom Francis.

O Núncio Apostólico mostrou-se preocupado em trabalhar durante a Conferência principalmente com os países pobres, uma vez que o evento tem dois temas centrais.

“Viemos mostrar especialmente aqueles que não têm voz, especialmente o povo dos países pobres. Defendemos a humanidade e as pessoas que têm a vida violentada pelo mundo. Temos que ter essa preocupação para a vida humana ser preservada”, acrescentou Dom Chullikatt.

Leanna Scal
WebTV Redentor


O texto abaixo foi publicado na página 13 no informativo da Arquidiocese do Rio de Janeiro "Testemunho de Fé – 17 a 23 de junho de 2012". As imagens foram coletadas na internet.

Fraternalmente, frei Mason

Um comentário:

  1. Frei...

    que saudadesss!!!

    Enviei um e-mail para o sr. Depois da uma olhadinha la.. rsrs

    Como estão as coisas no Rio?? Vem fazer uma visitinha para nós..

    Beijusss

    Saudações Decolores.

    ResponderExcluir