domingo, 10 de abril de 2011

Semana Santa - Domingo de Ramos

Semana Santa


A semana santa, que inclui o Tríduo pascal, recorda a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

Anotações gerais

Os ritos especiais da Semana Santa, isto é, a bênção e procissão dos ramos, a trasladação do Santíssimo Sacramento depois da Missa da Ceia do Senhor, a ação litúrgica da Sexta-feira da Paixão do Senhor e a Vigília Pascal, podem celebrar-se em todas as igrejas e oratórios. Mas convém que, nas igrejas que não são paróquias e nos oratórios, sejam somente celebrados se puderem ser realizados dignamente, isto é, com número conveniente de ministros, com a possibilidade de se executar ao menos algumas partes em canto, e uma suficiente frequência de fiéis. Senão, conviria que as celebrações fossem realizadas somente na igreja paroquial e em outras igrejas maiores.

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Anotações

1. No Ofício divino e na bênção e procissão de ramos, em todas as Missas deste Domingo, usam-se paramentos de cor vermelha. Na procissão, o sacerdote usa ou casula ou pluvial.

2. Em todas as Missas deste Domingo se faz memória da entrada do Senhor em Jerusalém seja pela procissão ou entrada na Missa principal, seja pela entrada simples antes das outras Missas. A entrada solene - mas não a procissão - pode ser repetida antes de uma outra Missa que seja celebrada com grande concurso de povo.

3. Depois da procissão ou entrada solene, omite-se o sinal da cruz e o ato penitencial ou a aspersão de água benta no início da Missa, e diz-se logo a coleta. Depois, a Missa continua como de costume.

4. A bênção e a procissão de ramos são inseparáveis; onde não houver procissão e Missa, não pode haver bênção de ramos.

5. Durante a leitura da Paixão, não se usa nem incenso nem velas. Os diáconos que vão ler pedem a recebem a bênção. Omitem-se a saudação do povo e o sinal da cruz sobre o livro. Depois de anunciada a morte do Senhor, todos se ajoelham, e faz-se uma breve pausa. No final, diz-se: Palavra da salvação, mas não se beija o livro. Pode também ser lida por leitores leigos, na falta de diáconos, reservando-se a parte de Cristo ao sacerdote.

A COLETA que é feita neste domingo é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário