sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tempo Pascal - introdução

Tempo Pascal

Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, "como um grande domingo" (Santo Atanásio)

Os Domingos deste tempo sejam tidos como Domingos da Páscoa e, depois do Domingo da Ressurreição, sejam chamados 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Domingo da Páscoa. "Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor".

O Domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias. No Brasil, celebra-se no 7º Domingo da Páscoa a solenidade da Ascensão do Senhor.

A semana seguinte, até Pentecostes, caracteriza-se pela preparação da vinda do Espírito Santo. Em sintonia com as outras Igrejas cristãs, no Brasil, realiza-se nesta semana a "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos".

Fonte: Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil.
2011 - Ano A - São Mateus - CNBB - página 94


Anotações para o Tempo Pascal

1. Nos dias da semana, não se permitem Missas para diversas necessidades, votivas ou cotidianas para defuntos, a não ser que a necessidade pastoral o exija. Permitem-se, porém, as Missas das memórias que ocorrem, ou dos santos inscritos no Martirológio em cada dia.

2. Nas Missas se acrescenta um aleluia às antífonas da Entrada e da Comunhão, a não ser que já exista.

3. No Ofício, o aleluia é acrescentado só onde e do modo como é indicado.

4. No Ofício dos Santos (especialmente no Comum dos Apóstolos e dos Mártires), há partes próprias para esse tempo.

5. Nas Missas toma-se sempre um dos Prefácios da Páscoa; a não ser que haja Prefácio próprio ou se tome uma Oração eucarística com seu Prefácio.

Nota: No Missal, as Missas dos dias da semana do Tempo Pascal se acham depois de Pentecostes, distribuídas em semanas de número par e ímpar, com coleta própria para cada dia.

Fonte: Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil.
2011 - Ano A - São Mateus - CNBB - página 98

Nenhum comentário:

Postar um comentário