quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal / Navidad --- Celebrações

Feliz Natal / Feliz Navidad
A trilogia do Natal: a paz, a alegria, a glória

No anúncio dado aos pastores, encontramos esses três conceitos da mais pura teologia e espiritualidade do Natal:

1- O anúncio da PAZ porque Quem vem ao mundo é:
- o "Príncipe" portador da Boa Nova, segundo a profecia de Isaías;
- o Salvador, segundo o anúncio dos anjos.
O prolongamento deste tema na Jornada da Paz, dia 1 de janeiro, tem seu fundamento bíblico.

2- O nascimento do Senhor constitui o alegre anúncio, o evangelho (Boa Nova) de uma grande ALEGRIA. Tudo grita como em uma antecipação da alegria da reconciliação universal, neste sentido de alegria dos anjos e dos pastores, do céu e da terra.

3- Natal é a festa da GLÓRIA de Deus. O Senhor é glorificado nos céus, mas sua glorificação é sinal de sua presença na terra. A glória do Senhor envolve os pastores. Sobre o Verbo encarnado, repousa a salvação, que é sinal já da definitiva presença de Deus no meio do mundo.

(veja: O Presépio, no final desta postagem)

Profissão Solene de frei Jorge Chaparro

Aí está frei Jorge Chaparro, que professou dia 5 de dezembro. Estive em Bogotá para participar deste dia tão importante na vida deste nosso irmão frade agostiniano recoleto.

Depois da cerimônia, um almoço para celebrar o dia e a vocação do frei Jorge. Na mesa, parte de seus familiares.

O almoço aconteceu no refeitório do seminário que acomoda os frades estudantes de teologia.

Além do frei Jorge, que eu já conhecia, encontrei-me com frei Aleycer, com quem fiz noviciado em 2005. Frei Aleycer é sacerdote por pouco mais de um ano, e eu, por pouco mais de dois anos.

Um breve passeio por Bogotá:

Terminada a cerimônia e celebração da profissão solene de frei Jorge, aproveitei a tarde livre para passear um pouco por Bogotá. Fui visitar a biblioteca "El Tintal". É moderna, grande, toda informatizada... valeu a visita.

O prédio é novo e a rampa dá acesso direto ao segundo piso, onde estão a maioria dos livros e computadores.

Aqui estou no piso inferior.

E aqui está parte do piso superior.

Depois fui até "Transmillenio", que é o nome do metrô de superfície de Bogotá. As fotos não fui eu quem tirou. Usei o "santo Google, buscai por nós". Já estava começando a chover quando cheguei em uma das estações do sistema.

Mesmo sendo quase três da tarde, as estações estavam lotadas de gente e os ônibus, idem. O sistema é eficiente e rápido, uma vez que se consegue entrar em um dos ônibus.

Aproveitei que estava chovendo e andei bastante de metrô, que é sempre de superfície. Troquei de ônibus algumas vezes e na maioria das vezes não consegui subir no ônibus na primeira tentativa. Muita gente para subir nos ônibus que já estavam superlotados.

A experiência valeu, é claro. Mas é muito desconfortável. O "Transmillenio" tem um apelido: "Transmilleno". Explicação na próxima foto.

"Lleno" significa "cheio, lotado". Então, o nome, ao invés de querer dizer "transporte do milênio", com o apelido fica "transporte lotado" ou coisa parecida.

Desci na estação Boyacá, cerca de 25 minutos caminhando até onde estava hospedado, na Casa Provincial. A foto acima fui eu quem tirou. Dá para perceber que o trânsito em Bogotá é caótico, sempre. É tão bom estar de volta à tranquilidade da Candelária!!!

Voltando para casa no dia seguinte, passamos (frei José e eu) por Chiquinquirá. Olha só esta curiosidade: tem lugar que oferece banheiro masculino para fazer o número 1 (líquido) do jeito que está aí: dê uma olhada na paredinha com azulejo branco: é assim mesmo, aberto e praticamente em público. E já encontrei banheiro assim até dentro de lanchonete. É tão estranho...

Passamos também por Ráquira. Frei José precisou buscar algo e eu fiquei esperando. No bar ao lado, estava tocando música brasileira. É a primeira vez que ouço música brasileira em rádio, aqui. E estava tocando "Delícia, Delícia, assim você me mata". Será que eu mereço ouvir isso aqui?

Bodas de prata sacerdotais
de Padre Jorge

Outro frei Jorge na parada. Como ele nasceu na região, celebrou seus 25 anos de sacerdote aqui na Candelária. O aniversário foi dia 6 de dezembro, mas a Missa de Ação de Graças foi no dia 10. Na foto: a irmã dele, o próprio padre frei Jorge Edgar e eu.

Familiares do padre Jorge. Infelizmente, como na cerimônia de profissão solene, não tenho fotos da celebração.

Entre outros, estiveram presentes: padre frei Álvaro (vocês já conhecem de outra postagem), o mestre de noviços padre frei Gabriel, o Prior Provincial padre frei Norberto, o "dono" da festa padre frei Jorge e o padre prior da mosteiro, frei José. Eu tirei a foto.

Também marcaram presença: o seminarista Julián e sua mãe, os seminaristas Andrews e Oscar. Os três moram e estudam no seminário onde padre frei Jorge 25anero vive.

Visita do diácono frei Bruno

Foi frei Bruno, que é diácono, quem tirou esta foto, que ficou muito boa. Nela estão os noviços que professarão em janeiro: frei Camilo, frei Alejandro, frei Magno e frei Laércio (brasileiros), frei Fabián, frei Jorge (outro Jorge) e frei Nelson. Os 5 que não são brasileiros são colombianos.

Aí está o diácono frei Bruno (é o da esquerda, viu?). Ele é argentino, vive e trabalha na Venezuela e passou uns dias com a gente, em retiro. Frei Bruno será ordenado sacerdote em março de 2012. O mosteiro é maravilhoso. Vocês precisam vir aqui conhecer.

Novena de Natal

A Novena de Natal já está em andamento. Aí estou eu, presidindo a missa de domingo. A novena sempre acontece depois da missa.

A participação especial fica por conta dos meninos e meninas que cantam "villancicos": músicas de natal, a maioria delas não são "importadas" do Natal dos Estados Unidos e/ou Inglaterra.

As crianças ensaiam todas as tardes, às 14 horas.

Aqui já estamos na casa de dona Berta (Bertica para os amigos), participando da Novena de Natal. Já deu para saber que as novenas acontecem tanto na igreja como nas casas.

Frei Bruno também participou.

Olha as botas, calçado essencial para as estradas de terra abençoadas com chuva, bastante chuva.

O Presépio

Foi no século XII quando São Francisco de Assis iniciou o costume de representar a natividade de Jesus por meio de figuras. Desde então, a Virgem Maria, São José, o Menino Jesus, os três reis magos, os pastores, a mula e o boi se converteram em protagonistas do presépio.

A ideia de representar com figuras o nascimento de Cristo surgiu à São Francisco de Assis durante uma viagem que fez em 1223 à gruta de Belém, lugar onde nasceu o Redentor. Entretanto, a encarregada de difundir a tradição de representar o nascimento foi Santa Clara de Assis. Na Idade Média e no Renascimento se acrescentou ao presépio a figura dos Pastores de Belém e os três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar. Eles trazem ao menino Jesus oferendas de incenso, mirra e ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário