segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Porto de Galinhas, de novo - e praia Boa Viagem

Hoje, dia 1 de fevereiro, é meu último dia de passeio em Pernambuco. Amanhã de manhã faço as malas pois o avião parte às 11 da manhã.
Objetivos de hoje: visitar Porto de Galinhas - de novo - e desta vez para ir até as piscinas naturais e nadar entre os peixes e usufruir da maravilha que o lugar é.
Estas duas fotos de Porto de Galinhas (a de cima e a de baixo) são emprestadas da internet: santo Google, buscai por nós.
A foto de baixo, da praia Boa Viagem, em Recife, também é emprestada da web.

Acordei bem cedo: antes das cinco da manhã. Eu queria pegar o ônibus das 5:45 que parte para Porto de Galinhas. Fui caminhando até o centro de Recife, de onde o ônibus parte. Esta foto eu tirei às 5:30 e as ruas estavam desertas, ainda.

Esta é a frente da Faculdade de Direito, a primeira de direito no Brasil. Em uma postagem anterior, eu publiquei uma foto do outro lado do edifício, que é lindo.

Por aqui, "Lojas Americanas pode" ... "Casas Pernambucanas não pode".
Santo de casa não faz milagre mesmo. Não tem Casas Pernambucanas por aqui.

Um dos rios de Recife com água do mar: maré alta.

Um dos pólos de carnaval em Recife. Esta rua dá acesso ao Pátio de São Pedro, uma das igrejas que já mostrei em postagens anteriores. A cidade toda está voltada para o carnaval.

Os ônibus para Porto de Galinhas saem de uma parte bem abandonada da cidade. O lugar é sujo e de dar medo. Aqui, pouco antes de entrar no ônibus. Peguei o das 6:30 da manhã.

Esta foto eu tirei de dentro do ônibus. Dá para ver como as ruas desta parte da cidade estão abandonadas. E isso traz marginais, drogados e agregados para dificultar a vida de quem precisa usar estas ruas.

Já chegando em Porto de Galinhas. A viagem, que deveria durar não mais que 1:45, demorou 2:35 minutos. Mas valeu a pena.

O coqueiral foi plantado de maneira planejada. Veja a simetria.

Os resorts de Porto de Galinhas estão entre os melhores do mundo (alguns, é claro)

A praia já foi eleita 8 vezes seguidas como a melhor praia do Brasil pelo Guia Quatro Rodas.

A areia é limpa, a água cristalina e o lugar maravilhoso.
Na hora de pegar a jangada e ir para as piscinas naturais e nadar entre os peixes, não levei nada. Por isso não tenho fotos minhas lá. Devo receber mais tarde já que uma família do Rio de Janeiro que estava comigo na jangada tirou umas fotos minhas e ficou de mandar por e-mail.

Depois de ter feito o passeio de jangada e ter usufruido das piscinas naturais, resolvi voltar ao lugar, mas desta vez sem usar a jangada. Descobri esta faixa que eu chamo de "Estreito dos Pão-Duros": dá para ir até as piscinas naturais caminhando por esta faixa. Assim, não é preciso pagar os 10 reais que a jangada cobra. Mas vale a pena o passeio de jangada. Vejam que muitos tiveram a mesma idéia que eu tive.

Dá para ver os peixes e a areia no fundo.

Aqui eu estava no meio do "Estreito"

Tem um cara controlando a quantidade de pessoas que entra e sai.

Aqui estou em uma das piscinas naturais formadas na maré baixa.

Olha meu pé lá no fundo!

Porto de Galinhas é ótimo. Venha você também!



Usei o maleiro deste restaurante para deixar as minhas coisas enquanto estava na praia e nas piscinas. Muito prático fazer uso dos maleiros.

Porto de Galinhas é uma das praias da cidade de Ipojuca. A cidade em si é pobre e feia. Porto já é uma jóia à parte.

O vilarejo é pequeno mesmo.

Há "galinha(s)" como referência em muitos lugares.

É um orelhão ou uma "orelhinha"?

Um dos modos de passear por aqui é usar o buggi.
Peguei o ônibus de volta para Recife no início da tarde.

Desci do ônibus em frente ao aeroporto. E resolvi ir andando até a Praia Boa Viagem. Passei por esta farmácia, a Farmácia dos Pobres. Já é a segunda que eu vejo em Recife.

Na mesma rua, algumas quadras depois, encontrei com o Boa Viagem Medical Center. Isso mesmo, parte em português e parte em inglês.

Boa Viagem é um bairro nobre.

Novo e antigo convivem bem.

A praia só não é melhor pois há o perigo do ataque de tubarões. Por isso é que o surfe é proibido em Boa Viagem.

A praia é muito bonita.

A maré alta estava trazendo muitas algas para a praia.

Este é o "peixe mason": pode ficar o dia inteiro no sol que não perde a brancura.

Andei muito pela praia, em direção a Recife. Quando resolvi pegar o ônibus, acabei desistindo: decidi então ir a pé para casa. A ciclovia está presente em toda a praia.

Lá no fundo dá para ver as "torres gêmeas" daqui. Quando as vi, me animei e me decidi a continuar a pé até chegar onde estou hospedado.

Pronto, aí estão elas.

Atravessei esta longa ponte.

Esta parte eu ainda não conhecida....
... mas já tinha visto este lixo em outros lugares. Que pena, hein?

É um calçadão muito bonito para passear.

Só que ele termina neste viaduto que não oferece espaço para o pedestre caminhar. O jeito foi se espremer na borda.

Quando cheguei a este ponto parei de tirar fotos. Ainda tinha uns 50 minutos de caminhadas. No total, desde que saltei em frente ao aeroporto, andei exatas 2 horas e 57 minutos. Segundo informações de um taxista, devo ter andado no mínimo 16 klms e no máximo 19. Só parei para tomar água.

3 comentários:

  1. Menino vc andou hein, nossa tadinho dos seus pés. Mas em compensação conheceu muitos lugares lindos com toda a certeza. Deu pra viajar junto com vc, atraves de seus relatos e fotos. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Frei o sr. é um graça de Deus mesmo, só o sr.
    Um grande abraço de limoeiro no seu coração.
    abrço do seu irmão renato

    ResponderExcluir
  3. gostei de passear com vc em pernambuco,vou faser o mesmo em breve estou indo morar em porto de galinhas,foi um praser um grande abraço de seu novo amigo RICARDO.

    ResponderExcluir