domingo, 31 de janeiro de 2010

Olinda - atividade principal

Acordei cedo e me preparei para celebrar missa nas irmãs Franciscanas de Maristela. O plano era visitar Olinda pela tarde.
Fui caminhando até a casa das irmãs. É perto de onde estou hospedado: 20 minutos caminhando. Jà estava bem calor no início da manhã.
Este rio poluído faz a divisa entre o bairro Boa Vista, onde estou hospedado, e o bairro Espinheiro (neste ponto do rio), onde fica a casa das irmãs. Até então tenho me referido ao bairro Boa Vista como Bela Vista. Corrigirei as postagens anteriores ainda hoje.
A rua João de Barros é muito bonita, bem arborizada. De noite é um tanto perigosa pois é escura: as árvores escondem a iluminação pública.
Esta é a segunda missa que presido na casa das irmãs.

Almocei com elas.
Sorvete como sobremesa: a melhor pedida para um dia de calor.
Só tenho a agradecer a recepção delas.
Parece um quadro pendurado na parede, mas a imagem está incrustrada na parede.
É um mosaico muito bonito.
Depois do almoço, irmã Gracinha me acompanhou até Olinda. Por causa dos blocos de Carnaval na cidade, os ônibus não estavam entrando na cidade. No início da tarde, muitas pessoas já se encaminhavam para o centro de Olinda, onde alguns blocos dariam início ao carnaval.
Foi uma boa caminhada até o centro de Olinda.
Dia 31 de janeiro inicia o carnaval em Olinda. O bloco que abre o carnaval é o bloco das "Virgens": homens vestidos de mulher.
Ao fundo, Recife.
Por causa da maré baixa, uma enorme piscina natural se formou por causa dos arrecifes.
Centro de Olinda, na beira do mar.
A cor das casas não pode ser mudada.
A orla marítima de Olinda é..... linda!
Quatro blocos de carnaval estavam presentes para animar o carnaval, prestes a ser oficialmente inaugurado.


Aqui estamos para iniciar a subidas às colinas.
A primeira faculdade do Brasil.

O moderno convive em harmonia com o antigo.
Esta ladeira é bem íngreme.
Muitas outras ladeiras formam o passeio mais utilizado em Olinda.
Quase no topo da colina.
A visão é... linda!
linda!
linda!
Linda demais! Recife ao fundo.


Aqui, já descendo a colina por outra ladeira.

A água do mar tem várias tonalidades de verde.
Praça central, creio eu. Paramos para descançar e nos refrescar.
Já voltando para fora da cidade para pegar o ônibus de volta para Recife.
Um dos blocos já em atiividade em Olinda.
Irmã Graçinha preparando o jantar. Eu ajudei um pouco.
Além de carne, arroz, sopa e legumes, tivemos para o jantar cuzcuz e...
Salsicha. Tudo vai bem com cuzcuz, inclusive manga. É a massa de pizza daqui, com todo o respeito.
Em uma das paredes da sala de jantar na casa das irmãs. O ponto branco no centro é o reflexo do flesh do celular.
Obrigado, irmãs, pela acolhida e carinho. Só algumas delas estavam em casa para o jantar.
Eu, em meu quarto da hospedaria, preparando esta postagem enquanto assistia o Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário