segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Corpos Incorruptos - 4a. - e última - parte
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Corpos Incorruptos - 3a. parte
nem deixarás o teu fiel ver a sepultura.















quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Corpos Incorruptos - 2a. parte
1-) Incorruptibilidade
Incorruptibilidade é a crença de que a intervenção sobrenatural (de Deus) permite que alguns corpos humanos não passem pelo processo normal de decomposição após a morte. Corpos que não se decompõem ou se decompõem um pouco ou atrasam sua decomposição são chamados de corpos incorruptos.
2-) Catolicismo Romano
Muito embora a incorruptibilidade ainda seja reconhecida como algo sobrenatural (de Deus), a incorruptibilidade não é um dos requisitos para declarar alguém santo ou santa. Incorruptibilidade é vista como algo distinto da boa conservação de um corpo por meios artificiais, como a mumificação.
Corpos incorruptos podem ter um odor de santidade (exalam um aroma agradável, doce ou de flores). Há os que afirmam que isso nunca se verificou cientificamente. Lembremos que a espiritualidade é uma dimensão diferente da científica. Portanto, é válido usar o método de um para avaliar o outro?
No Catolicismo Romano, se um corpo permanece incorrupto após a morte, isso significa, geralmente, que a pessoa é um santo ou uma santa, embora não se espere que todos os santos e santas tenham o corpo incorrupto.
Quando a Igreja Católica reconhece um corpo incorrupto é porque o mesmo não passou por nenhum tratamento de preservação, como a mumificação. Exemplo: o corpo do Papa João 23, quando foi exumado, foi encontrado em incrível estado de conservação. Oficiais da Igreja lembraram que o corpo do Papa foi tratado para ser conservado.
3-) Igreja Ortodoxa Oriental
Para a Igreja Católica Ortodoxa, a incorruptibilidade continua a ser um importante elemento para o processo de glorificação. A distinção importante é considerada: o corpo conservado através de mumificação e a incorruptilidade em si, que é sobrenatural. Assim como a Igreja Católica Romana, há um grande número corpos de santos e santas Ortodoxos Orientais que foram enconrados incorruptos e são bem venerados entre os fiéis.
4-) Causas
As duas principais posições sobre a incorruptibilidade podem ser resumidas assim:
1-) causa física e do meio-ambiente;
2-) argumento da espiritualidade.
O argumento da causa física inclue a crença de que o cadáver ficou exposto à condições de meio-ambiente de tal maneira que isso afetou a decomposição significativamente. Há diversas maneiras de retardar a decomposição, mas o mecanismo mais considerado é o da saponificação (transformação em sabão). Outro argumento é o de que o corpo foi enterrado em chão que é frio e seco já que isso retarda a decomposição. O retardo da decomposição também acontece quendo o solo tem alta quantidade de certos componentes que levam a humidade do corpo à superfície da pele. Outro argumento é o de que corpos com baixa quantidade de músculos (e a gordura do corpo) temdem a resistir melhor à decomposição.
O argumento da causa espiritual pode incluir a crença de que a natureza piedosa do dono do corpo, de alguma maneira, permeou a carne (uma causa metafísica que tem efeito no físico). Outro modo de ver é ter a crença de que a decomposição não aconteceu por intervenção de Deus.
5-) Exemplos de incorruptibilidade da Igreja Católica
Alguns dos santos, santas, beatos, beatas e outros Católicos Romanos que são considerados incorruptos foram catalogados no livro (1977) de Joan Carroll Cruz: The Incorruptibles: A Study of the Incorruption of the Bodies of Various Catholic Saints and Beat (Os Incorruptos: um estudo da incorruptibilidade de corpos de vários santos e beatos Católicos).



Venerável María de Jesus de Ágreda (2 de abril de 1602 – 24 de maio de 1665)

Santa Catarina Labouré (2 de maio de 1806 – 31 de dezembro de 1876)
Santa Zita (por volta de 1218 - 27 de abril de 1272)
São Pio de Pietrelcina (25 de maio de 1887 – 23 de setembro 1968)

São João Maria Vianei  (8 de maio de 1786 – 4 de agosto de 1859)

Santa Bernadette Soubirous (7 de janeiro de 1844 – 16 de abril de 1879)
e muitos outros (a lista é longa)
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Corpos Incorruptos

Sarcófago de vidro com o corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous, no Convento de Saint Gildard de Nevers, na França.
Corpo Incorrupto é o corpo humano que possui a propriedade, considerada miraculosa, de não se decompor após a morte, sem que tenham sido utilizados métodos de embalsamento.
Alguns desses corpos permanecem conservados mesmo após transcorrido um período de 1.500 anos desde a data do óbito. O fenômeno da incorruptibilidade pode ocorrer com todo o corpo ou com apenas parte dele. Uma outra característica importante é a de que os corpos incorruptos emanariam um odor agradável.
 Detalhe do corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous
   Detalhe do corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous
Uma camada extremamente fina de cera foi colocada em sua face e mãos com o objetivo de não fazer o corpo dar uma impressão desagradável. Nem todos os corpos incorruptos têm a "bela aparência" de Santa Bernadette (veremos fotos de outros santos e santas na próxima postagem) e a aparência de alguns até choca.
Incorruptibilidade é a crença de que a intervenção sobrenatural permite que alguns corpos humanos não se decomponham no processo normal após a morte. Os corpos que não se decompõem ou se decompõem muito poco ou têm a decomposição retardada são considerados corpos incorruptos.
É importante lembrar que o corpo incorrupto é assim considerado quando ele não se decompõe, como é de se esperar, sem qualquer ajuda humana, como embalsamento ou tratamento para conservação.
-------------------------------------------------
dentro de alguns dias, mais fotos e fatos sobre os corpos incorruptos
 
 
