terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Corpos Incorruptos

Este assunto é muito interessante e eu o apresentarei durante o mês de janeiro, em algumas partes. Pretendo colocar pelo menos uma nova parte por semana.

Corpos Incorruptos

Sarcófago de vidro com o corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous, no Convento de Saint Gildard de Nevers, na França.

Corpo Incorrupto é o corpo humano que possui a propriedade, considerada miraculosa, de não se decompor após a morte, sem que tenham sido utilizados métodos de embalsamento.

Alguns desses corpos permanecem conservados mesmo após transcorrido um período de 1.500 anos desde a data do óbito. O fenômeno da incorruptibilidade pode ocorrer com todo o corpo ou com apenas parte dele. Uma outra característica importante é a de que os corpos incorruptos emanariam um odor agradável.

Detalhe do corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous

Uma camada extremamente fina de cera foi colocada em sua face e mãos com o objetivo de não fazer o corpo dar uma impressão desagradável. Nem todos os corpos incorruptos têm a "bela aparência" de Santa Bernadette (veremos fotos de outros santos e santas na próxima postagem) e a aparência de alguns até choca.

Incorruptibilidade é a crença de que a intervenção sobrenatural permite que alguns corpos humanos não se decomponham no processo normal após a morte. Os corpos que não se decompõem ou se decompõem muito poco ou têm a decomposição retardada são considerados corpos incorruptos.

É importante lembrar que o corpo incorrupto é assim considerado quando ele não se decompõe, como é de se esperar, sem qualquer ajuda humana, como embalsamento ou tratamento para conservação.

-------------------------------------------------

dentro de alguns dias, mais fotos e fatos sobre os corpos incorruptos

Nenhum comentário:

Postar um comentário