quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Corpos Incorruptos - 2a. parte

1-) Incorruptibilidade

Incorruptibilidade é a crença de que a intervenção sobrenatural (de Deus) permite que alguns corpos humanos não passem pelo processo normal de decomposição após a morte. Corpos que não se decompõem ou se decompõem um pouco ou atrasam sua decomposição são chamados de corpos incorruptos.

2-) Catolicismo Romano

Muito embora a incorruptibilidade ainda seja reconhecida como algo sobrenatural (de Deus), a incorruptibilidade não é um dos requisitos para declarar alguém santo ou santa. Incorruptibilidade é vista como algo distinto da boa conservação de um corpo por meios artificiais, como a mumificação.

Corpos incorruptos podem ter um odor de santidade (exalam um aroma agradável, doce ou de flores). Há os que afirmam que isso nunca se verificou cientificamente. Lembremos que a espiritualidade é uma dimensão diferente da científica. Portanto, é válido usar o método de um para avaliar o outro?

No Catolicismo Romano, se um corpo permanece incorrupto após a morte, isso significa, geralmente, que a pessoa é um santo ou uma santa, embora não se espere que todos os santos e santas tenham o corpo incorrupto.

Quando a Igreja Católica reconhece um corpo incorrupto é porque o mesmo não passou por nenhum tratamento de preservação, como a mumificação. Exemplo: o corpo do Papa João 23, quando foi exumado, foi encontrado em incrível estado de conservação. Oficiais da Igreja lembraram que o corpo do Papa foi tratado para ser conservado.

3-) Igreja Ortodoxa Oriental

Para a Igreja Católica Ortodoxa, a incorruptibilidade continua a ser um importante elemento para o processo de glorificação. A distinção importante é considerada: o corpo conservado através de mumificação e a incorruptilidade em si, que é sobrenatural. Assim como a Igreja Católica Romana, há um grande número corpos de santos e santas Ortodoxos Orientais que foram enconrados incorruptos e são bem venerados entre os fiéis.

4-) Causas

As duas principais posições sobre a incorruptibilidade podem ser resumidas assim:
1-) causa física e do meio-ambiente;
2-) argumento da espiritualidade.

O argumento da causa física inclue a crença de que o cadáver ficou exposto à condições de meio-ambiente de tal maneira que isso afetou a decomposição significativamente. Há diversas maneiras de retardar a decomposição, mas o mecanismo mais considerado é o da saponificação (transformação em sabão). Outro argumento é o de que o corpo foi enterrado em chão que é frio e seco já que isso retarda a decomposição. O retardo da decomposição também acontece quendo o solo tem alta quantidade de certos componentes que levam a humidade do corpo à superfície da pele. Outro argumento é o de que corpos com baixa quantidade de músculos (e a gordura do corpo) temdem a resistir melhor à decomposição.

O argumento da causa espiritual pode incluir a crença de que a natureza piedosa do dono do corpo, de alguma maneira, permeou a carne (uma causa metafísica que tem efeito no físico). Outro modo de ver é ter a crença de que a decomposição não aconteceu por intervenção de Deus.

5-) Exemplos de incorruptibilidade da Igreja Católica

Alguns dos santos, santas, beatos, beatas e outros Católicos Romanos que são considerados incorruptos foram catalogados no livro (1977) de Joan Carroll Cruz: The Incorruptibles: A Study of the Incorruption of the Bodies of Various Catholic Saints and Beat (Os Incorruptos: um estudo da incorruptibilidade de corpos de vários santos e beatos Católicos).

Santa Virgínia Centurione (2 de abril de 1587 - 15 de dezembro de 1651)

Santo Antônio, São João e Santo Eustáquio (Igreja Ortodoxa Russa - morreram em 1347)

Santa Rita de Cássia (1381 - 22 de maio de 1457)

Venerável María de Jesus de Ágreda (2 de abril de 1602 – 24 de maio de 1665)

Santa Catarina Labouré (2 de maio de 1806 – 31 de dezembro de 1876)

Santa Zita (por volta de 1218 - 27 de abril de 1272)

São Pio de Pietrelcina (25 de maio de 1887 – 23 de setembro 1968)

São João Maria Vianei (8 de maio de 1786 – 4 de agosto de 1859)

Santa Bernadette Soubirous (7 de janeiro de 1844 – 16 de abril de 1879)

e muitos outros (a lista é longa)

2 comentários:

  1. oi frei eu sou o pedro coroinha da divino eu e minha mae {cristina}vimos seu blog e gostamos muito

    ResponderExcluir
  2. oi frei me emocionei muito com o seu blog estou muito contente do senhor ter lembrado de nos espero que esteja curtindo muito suas ferias estamos com saudades volte logo. alexandre,marcia e luis felipe pastoral da segunda união.

    ResponderExcluir