segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Corpos Incorruptos - 3a. parte

Corpos Incorruptos dos Santos

... porque não me abandonarás no túmulo,
nem deixarás o teu fiel ver a sepultura.
(Salmo 15, 10)

Os corpos incorruptos dos santos são simplismente a testemunha viva ou prova da verdade da religião Católica como a fé verdadeira em Deus, que confirmou o testemunho da Igreja neste grande milagre que pode acontecer aos seus santos.

O Concílio de Trento: "Os corpos de mártires santos e outros santos que agora vivem com Cristo, corpos que foram Seus membros e templos do Espírito Santo, os quais um dia hão de ser ressuscitados por Ele tornados gloriosos na vida eterna, são para ser venerados pelos fieis; Deus dá aos homens muitos benefícios através deles."

Os corpos e a vida dos santos, para nós, são como relíquias santas e grandiosas. Eles nos movem para honrar os santos que Deus mesmo escolheu para serem venerados inclusive através da preservação do corpo, o corpo incorrupto.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

O poder das relíquias para fazer milagres não vem do objeto em si mas de Deus, que confirma a fé da pessoa que é curada, que é abençoada. As relíquias testemunham a santidade de muitos que atingiram a santidade.

Nas Escrituras lemos que o uso dos ossos de Eliseu trouxe um homem morto de volta à vida: "Eliseu morreu e foi enterrado. Todos os anos, bandos moabitas faziam incursões no país. Certa vez, alguns homens que estavam enterrando um morto avistaram um desses bandos. Jogaram o corpo dentro do túmulo de Eliseu e foram embora. Aconteceu que o corpo, tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se colocou de pé." (2 Reis, 13,20-21)

Uma mulher foi curada de hemorragia quando tocou a barra do roupa de Cristo: "Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e tocou a barra da roupa de Jesus, porque pensava: 'Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.' Jesus virou-se, e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! Sua fé curou você.' E, desde esse momento, a mulher ficou curada." (Mateus 9,20-22)

Os doentes foram curados quando a sombra de Pedro passou sobre eles: "Chegaram ao ponto de transportar doentes para as praças, em esteiras e camas, para que Pedro, ao passar, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles. A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas tomadas por espíritos maus. E todos eram curados." (Atos dos Apóstolos 5, 15-16)

"Deus realizava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo, a tal ponto que pegavam lenços e aventais usados por Paulo para colocá-los sobre os doentes, e estes eram libertados de suas doenças e os espíritos maus eram afastados." (Atos dos Apóstolos 19, 11-12)

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Alguns corpos incorruptos:

São Vicente de Paula

São João Maria Vianney

São João Bosco

São Silvão

Santa Zita

Santa Verônica Giuliani

Santa Teresa Margarete

Santa Rita de Cássia

Santa Maria Mazzarello

Santa Margarete Maria Alacoque

Santa Clara de Montefalco

Santa Clara de Assis

Santa Catarina Laboure

Beata Margarete de Castello

Beata Imelda Lambertini

Nenhum comentário:

Postar um comentário