quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Férias... meus primeiros dias

Férias, férias, férias..... que coisa boa!

meus primeiros 4 dias passei em Sousas com minha família, parentes, amigos e conhecidos.


No texto mais abaixo, uma breve apresentação de Sousas.

E nas fotos, alguns dados visuais deste lugar que amo tanto!!!

Rododia Dom Pedro: à esquerda, Campinas; à direita, Sousas.
Trevo de Sousas: basta pegar a estrada que está na parte nordeste da foto.

Mapa de Sousas

Pontos de ônibus.

Praça Ernesto Lorenseti

Praça da Guarda

Praça Central

além de outras praças pela cidade

Pôr do Sol em Sousas: é ma-ra-vi-lho-so!!!

Capela São Sebastião: uma das capelas da paróquia Sant'Ana
Igreja Matriz Sant'Ana

Festa de Sant'Ana
Sousas é lugar de muita arte, e das boas, viu?

Rio Atibaia, que corta a cidade.

Ponte de ferro sobre o Rio Atibaia.

Vista da ponte de ferro desde a ponte de concreto

Rio Atibaia é lugar de se praticar esportes, também.

Riacho das Cabras

Dia de enchente. Aqui, passarela para pedestres ao lado da ponte de concreto.

Sede da Sociedade Italiana

Casa da Cultura de Sousas

Terceiro festival gastronômico de Sousas e Joaquim Egídio,
perto de Sousas.

Sousas também tem muitos lugares para se fazer eventos.

Sousas é um dos quatro distritos pertencentes à cidade de Campinas, SP. Está localizado na região leste do município, a aproximadamente dez quilômetros do Centro.


Embora integre um município e uma região de expressiva produção industrial, o distrito manteve quase que intactas características de vila rural, cidadezinha que nasceu ou cresceu à sombra dos cafeeiros. O ciclo do café deixou fincadas em solo campineiro e paulista as bases, a infra-estrutura e as condições para a implantação de indústrias, mas o distrito, no entanto, permaneceu meio que protegido desse processo, quase que esquecido.


Apesar de a industrialização não ter alcançado direta e expressivamente Sousas e Joaquim Egídio, esses núcleos satélites também se beneficiaram do processo, tanto pela oferta de trabalho para seus habitantes no município e na região, como pela arrecadação de recursos financeiros. Esses recursos, uma vez distribuídos, redundaram em infra-estrutura, saneamento básico, calçamento, acesso rápido ao centro de Campinas, iluminação pública, escolas, uma ótima qualidade de vida, enfim.


O preço da terra por estas bandas, o relevo acidentado e a vocação rural fizeram com que a ocupação do solo e a expansão urbana fossem mais difíceis e lentas. Tudo isso resultou numa espécie de cultura diferenciada do resto de Campinas. Ficaram intactos o modo de vida interiorano, valores esquecidos e sotaques. A população dos distritos é uma mescla de descendentes de imigrantes - sobretudo italianos - alguns descendentes de escravos das antigas fazendas de café e migrantes mineiros e paranaenses.


Geograficamente o distrito se assenta nos limites entre o escudo cristalino do Planalto Meridional e o início da depressão periférica de São Paulo, na faixa sudeste do estado. A Serra das Cabras, ponto culminante do município de Campinas, nada mais é que uma porção avançada do Maciço da Mantiqueira . O clima é próprio de montanhas e no inverno há uma diferença de temperatura de até 2ºC mais baixa em relação à temperatura de Campinas.


Como distrito, Sousas está sob a administração do prefeito de Campinas. No entanto, tem seu subprefeito, indicado pelo prefeito.


e hoje estou em Maresias, na praia. Mas isso é matéria para outra postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário