segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jeri... paraíso com ISO Divino

J e r i c o a c o a r a
("Jeri" para os íntimos)

De alguns pontos do litoral do Ceará que eu conheci, Jeri é destaque sem igual. Não tem como não falar um pouco mais de tal paraíso com a assinatura de Deus em todo lugar deste local ma-ra-vi-lho-so!!!

O Ceará é riquíssimo em praias - quantidade e qualidade!: vai protetor solar aí?

Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das cidades. As ruas são cobertas de areia e as praias estendem-se por quilômetros sem interferências visuais. Tudo tem um toque mais lento e descontraído. Até cerca de poucas décadas atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros.

Desde Fortaleza, seguindo a estrada que acompanha o litoral, se chega à Jijoca. Então é preciso pegar um veículo 4x4 para se chegar à Jericoacoara, que é uma das praias da cidade de Jijoca. Assim como Porto de Galinhas (que é uma das praias de uma cidade em Pernambuco), Jeri -um "bairro"-, é maior que Jijoca -uma cidade. Seguindo pela estrada que aparece um pouco mais abaixo, se chega à Tianguá, que é onde estive depois de conhecer um pouco do litoral do Ceará. A Diocese de Tianguá é o assunto da próxima postagem.

O lugar ficou famoso por ter uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce - levando pessoas de todo o mundo para lá. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo (em termos de proteção ambiental) de Parque Nacional. Por causa de restrições e leis de proteção ambiental, Jeri tem crescido de uma forma positiva.

Jeri tem a linha do equador por cordão umbilical e é considerada uma das praias mais exuberantes do planeta. Não há dúvida que a beleza de Jeri é muito diversa: Lagoas imersas entre enormes dunas, praias virgens, esculturas naturais nas rochas do Serrote -e muito mais- rodeiam esta mágica vila. Lembre-se: Jeri é um Parque Nacional onde a ecologia tem um signficado muito valioso entre os moradores -e visitantes, como eu.

"Guia 2 pés" de Jeri com as principais atrações da vila: o divertido e saudável é conhecer a vila e seus arredores imediatos caminhando. A presença de Deus está em todo lugar. O mapa acima mostra alguns dos atrativos de Jeri: Duna do Pôr-do-Sol, o cemitério, a praia da Malhada, a praia central de Jericoacoara (onde é possível praticar Windsurf -beira mar-), o caminho que leva à famosa Pedra Furada, que é a maior atração turística do Parque Nacional de Jericoacoara.

Esportes são praticados em Jeri e arredores. Por exemplo, campeonatos de windsurf e kitesurf são periodicamente organizados em Jeri pelas melhores organizações do Brasil e do mundo. Um dos ícones mais importantes de Jeri é a pedra furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos. Tudo isso e muito mais, junto com a conservação do local fazem de Jeri um lugar exclusivo.

O nome "Jericoacoara" deriva do tupi-guarani yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), ou seja, "buraco das tartarugas" - devido à ocorrência de tartarugas marinhas na praia. Segundo antigos pescadores, no entanto, o nome vem do formato do Serrote que, visto de alto mar, lembra um jacaré deitado, ou, numa expressão local, um jacaré quarando ao sol. O termo teria originado o nome do lugar: Jacarequara, que com o passar do tempo transformou-se em Jericoacoara.

A diversidade cultural de Jeri tem grande expressão em suas artes. O trabalho de artesãos, ourives e artistas plásticos é autêntico e espalhado por suas ruas e becos. Os materiais refletem um mundo de possibilidades: metais, cabaças, cocos, palhas, conchas, sementes, linhas, tecidos, pedras, couros, materiais reciclados. Jeri conta com um centro de artesanato, também.

Fiquei hospedado no albergue que fica em frente da igreja.

Religião: Até a década de 1960 os habitantes do vilarejo que iniciou a cidade participavam das missas e novenas na capela de uma comunidade vizinha. Em 1963 os moradores deram início à construção da igreja de Santa Luzia, inaugurada no ano seguinte em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, padroeira do município de Jijoca, onde fica Jeri. A data é comemorada todos os anos em grande festa que atrai milhares de visitantes. A igreja de Jericoacoara, também conhecida por "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" ou "Igreja Nossa Senhora da Conceição". A construção é muito simples e foi erguida com pedras do Serrote pelos próprios moradores. De sua torre tem-se a vista panorâmica da enseada.

A chegada da luz elétrica em Jeri se deu faz pouco tempo, por rede subetrrânea. Os moradores optaram pela ausência de iluminação pública, sem postes. Manteve-se assim o brilho natural da lua e das estrelas e o charme dos jantares à luz de velas e pés na areia.

Jeri está localizada aproximadamente 300 km de Fortaleza. Jeri é um santuário ecológico. O jormal Washington Post a considera uma das 10 mais belas praias da terra. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagos de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, aspectos do sertão e da costa litorânea estão presentes de maneira admirável.

O nascer da lua ou o pôr do sol? Por estar no extremo norte do estado do Ceará e ter localização diferenciada, Jeri tem o mar tanto à leste como à oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua. Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Veja no mapa abaixo os principais atrativos de Jeri e região:


Mapa pictográfico com os principais pontos de Jeri e região. Para visitar os lugares é possível ir de buggy, quadriciclo, cavalo e até mesmo contratar os serviços de charreteiros, facilmente encontrados na vila. Veja mais abaixo alguns comentários e algumas fotos de alguns destes lugares.

Todas as ruas de Jeri são de areia. A construção de estradas é proibida por lei, no Parque Nacional. Algumas das ruas terminam diretamente na praia. Jeri tem muitas razões para ser considerada um paraíso. O lugar é formado por cenários maravilhosos que juntos transformam Jeri em uma combinação linda, harmônica e apaixonante. Não é um lugar somente para se apreciar, é para sentir.

Se você é do tipo de pessoa que está acostumado e gosta de viajar para usufruir dos lugares com muito conforto e diversos serviços para o turista, é provável que o Parque Nacional de Jericoacoara não seja o lugar ideal para você. Mas se você quer conhecer um lugar com muita beleza, com um constante contato com a natureza, então sem dúvida nenhuma este é o seu paraíso. Um lugar com ISO divino.

Jericoacoara é realmente simples, e não poderia ser diferente. A vida na aldeia é muito calma, assim como a disposição dos nativos locais e dos turistas. A beleza é cinematográfica... Na praia de Jeri é ainda possível assistir aos pescadores que retornam da pesca de mar com as suas jangadas... Daria para falar e falar e falar de Jeri por muito tempo!!!

Destaques em Jeri e região:

Passeios: No percurso de Jijoca à Jericoacoara (uns 25 km), você vai experimentar um passeio "introdutório", pois a vila de Jeri se encontra localizada dentro do Parque Nacional onde não é permitida a construção de estradas. Neste tramo feito em veículos 4x4 poderá apreciar um pouquinho da extensa beleza do lugar. Outro passeio é o caminho que leva até Tatajuba, passando pelo reduto dos cavalos marinhos e atravessando o braço do rio Guriú em balsa, depois de passear de barco para ver os próprios cavalos marinhos em seu berçário natural. Os passeios também incluem Mangue Seco, Lagora do Paraíso e Lagoa Azul -entre outras lagoas-, além de diversas paisagens como restinga, dunas, tabuleiro, manguezal, gramados, praias e serrotes. O Parque Nacional abriga mais de 38 famílias de aves, sendo que várias espécies são raras ou estão ameçadas de extinção.

Como eu já havia escrito na postagem anterior, não levei a máquina fotográfica comigo pois com tanta areia e água -e muitas vezes areia e água ao mesmo tempo- não quis ficar preocupado com a máquina e aproveitar menos o lugar. Portanto, as fotos abaixo são da internet, em sua maioria.

Esportes:

Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jeri e praia do Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitesurf, além de outros esportes que necessitam de vento para aumentar a emoção.

Outros esportes que vem ganhando espaço em Jeri são o Sandboard e a Capoeira, este último muito procurado pelos turistas que querem levar um pouquinho da cultura brasileira.

Sandboard na duna do pôr-do-sol

Mangue Seco e Berçário de Cavalo-marinho:

Pode se chegar de cavalo, quadriciclo ou com um passeio de buggy (foi o que eu fiz). No local existe um pequeno povoado e uma lagoa com enormes dunas. Na região do Mangue Seco, sete barqueiros são os encarregados de mostrar para os turistas caranguejos siríacos (vermelhos) e cavalos marinhos, num percurso de 20 minutos de alegre sossego.

No mangue formado pelo mar e o Rio Guriú, existe uma população muito bem conservada do peixe mais mitológico dos oceanos, o cavalo-marinho. As comunidades do Guriú e Mangue Seco convivem neste paraíso quase intocado. As espécies de cavalos-marinhos estão ficando raras no mundo inteiro e Jeri tem uma população bem conservada. Não é permitido tocar nos cavalos-marinhos pois eles são frágeis e podem morrer facilmente. Eles podem morrer facilmente se separados de seu habitat natural. O que os guias fazem é pegar um deles em uma tijela, sem tocá-lo, e deixar a gente ver mais de perto.

No Rio Guriú existem embarcações -balsas- que permitem cruzar o rio com o carro -ou buggies, o que é mais comum. A Barra do Rio Guriú (localizados uns 10 km de distância de Jeri, seguindo pelo litoral oeste) determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.

Dunas, lagoas, Tatajuba e Nova Tatajuba:

Localizada no município de Camocim -Diocese de Tianguá, para onde fui depois de vistar Jeri e Fortaleza- distante uns 28 km da vila de Jeri, Nova Tatajuba é um pequeno povoado - ainda primitivo -de pescadores. O vilarejo original Tatajuba foi soterrado pela areia ao logo dos anos e posteriormente reconstruído na outra margem do rio com o nome de Nova Tatajuba.

Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão se compactando e formando colinas denominadas dunas mortas. Fiz o passeio de buggy até Nova Tatajuba, passando pelo Mangue Seco e cruzando o rio Guriú. O passeio iniciou-se às 9 da manhã e terminou por volta das 17 horas. No caminho entre Jeri e Nova Tatajuba, dunas e mais dunas, lagoas grandes e pequenas -formadas com água de chuva acumulada- e muita, mas muita beleza mesmo. As dunas e lagoas de água da chuva se encontram tanto à oeste quanto à leste de Jeri.

Olho d'água entre as belíssimas dunas móveis.

Lençóis em Jeri
Dunas em Jeri e região

Lagoa da Torta: localizada em Tatajuba onde se encontra um excelente restaurante que oferece deliciosos pratos. Você pode ser servido deitado numa rede dentro da água ou mesmo sentado à mesa que também pode se encontrar dentro da água. Eu fiquei com sanduíche mesmo... e um espetinho de queijo coalho.

As lagoas e dunas oferecem cenários e divertimentos garantidos. Água limpa, transparente e muito passeio. Ah.... esse ISO Divino é... DIVINO!
O vento é o grande artista desse paraíso, dando novos contornos à paisagem a cada instante. A contemplação da natureza é o maior prazer. Nova Tatajuba representa o que Jericoacoara era 20 anos atrás.

O pôr-do-sol em Jeri: a duna do pôr-do-sol
um espetáculo à parte

Jericoacoara se encontra localizada numa região peninsular, quer dizer, sebressaindo do litoral, é por esta característica geográfica que Jeri é o único local do Brasil continental onde é possível ver o trajeto completo do sol como também da lua, desde que sai do mar até no ponto onde deita também no mar.

A duna do pôr-do-sol fica à oeste da vida de pescadores Jeri. A duna é grande e é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.

Vale a pena a eventual dificuldade em subir a duna -eu não tive nenhuma. subi e desci dela várias vezes ao dia para caminhar nas praias- pois Jeri é um dos poucos lugares que proporciona espetáculo tão grandioso. Aqui está o ponto de encontro ao cair da tarde.
Duna do pôr-do-sol vista a partir do mar.

Um show de beleza ímpar, que também tem por cenário a paisagem dos arredores da vida. Na duna também se pratica o sandboard. O esportista desce o íngrime paredão se equilibrando nas pranchas, em pé ou sentado. Esta duna já atingiu 50 metros de altura e, por ser móvel, com o passar do tempo e a força dos ventos, ela está sendo encaminhada ao encontro do mar. Atualmente está com 30 metros de altura e é uma das mais altas e charmosas de todo o Ceará.

Por essa hora do dia os grupos de capoeira dançando na base da mesma duna já é tradição do local.

"Vem prá cá você também!"

Até agora vimos os atrativos à oeste de Jeri. Vermos agora os que ficam ao leste. Vale a pena rever o mapa da vila:

Praia da Malhada:

A Praia da Malhada fica na frente da Vila de Jeri, do lado da igreja. A praia é ótima para a prática de windsurf e kitesurf. Ainda tem algumas ondas para quem pratica surf. Também está próxima aos restaurantes de praia e guarderias de equipamentos náuticos. Também é a melhor praia para os banhistas.

Pedra Furada, Serrote e Farol:

Pedra Furada é o ícone de Jeri. Está localizada na região rochosa da vila, chamada de Serrote (quase 2 km de extenção). Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar.

Serrote e dunas de Jeri.

Serrote, esta pequena serra de 100 metros de altura se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo depois da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado (pela foto acima não dá para ver bem isso, não). O Serrote também funciona como uma barreira que impede que as areias em movimento alcancem e cubram a vila, como aconteceu com Tatajuba.

O Serrote, constituído de quartzito, durante anos forneceu pedra para construção das casas da vila. Com a criação da APA -área de proteção ambiental- de Jericoacoara, ficou proibida a extração de qualquer elemento do Serrote, assim como a circulação de carros e bugues por sua extensão. No pé do Serrote está a Pedra Furada, e no topo o moderno Farol de Jeri, inaugurado em 1952. O amplo gramado fica de cor esmeralda na época de chuvas.

O Farol é o melhor lugar para ver o nascer e cair do sol, porque oferece a melhor vista para o mar leste. Pena que não cabe todo mundo lá nestes dois momentos do dia. O farol é alimentado por energia solar e totalmente automático.

Voltemos ao cartão-postal de Jeri: a formação rochosa é produto de cristalização conjuntamente trabalhada pelo erosão do mar e o vento e chega-se lá com uma bela caminhada de uns 30 minutos. Dá para ir pela praia na maré baixa. Quando a maré está baixa, é possível divisar alguns aquários naturais de peixes coloridos.

Durante o período que se extende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra.

Praia do Preá:

no caminho de Jari para a Praia do Preá, a árvore da preguiça:

Localizada a 17 km da vila, a praia do Preá tem ventos mais que propícios para prática de windsurf e kitesurf, além de estrutura turística que vem ganhando espaço rapidamente. Por ela também pode-se fazer a entrada para Jericoacoara. Nas fotos da sequência de minha saída de Jeri (veja no final desta postagem), a jardineira sai de Jeri passando pela Praia do Preá. Aqui a pesca é abundante e a cozinha de peixes, camarões e lagostas é uma das melhores do Ceará. Já da Praia do Preá dá para ver os gigantescos cataventos que produzem energia eólica, um tanto comum na costa do Ceará. O povoado da Praia do Preá é bem típico porque tem pouca influência turística.

Um pouco distante da praia... Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso:

A lagoa Azul fica no município de Cruz e na época de chuva se junta com a lagoa do Paraíso, também chamada de Lagoa de Jijoca pois pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara. A lagoa natural de águas cristalinas imersa na mata atlântica e dunas enormes deixa uma sensação de Oasis no meio do sertão. A lago também é muito utilizada por velejadores e praticantes de kitesurf e windsurf. Pode se chegar de buggy ou quadriciclo.

A Lagoa Azul, de água doce cristalina cercada por vegetação nativa, é chamada de "Caribe Nordestino". Eu fiquei em uma dessa redes... que vida boa!!!
A Lago do Paraíso tem 15km quadrados de água doce e transparente, cercada por enormes dunas.

As águas transparentes com várias tonalidades de azul e verde permitem ver o fundo.

Até outra vez, Jeri:

Jericoacoara é ainda um paraíso intacto onde tudo está em sintonia com a natureza do Parque Nacional. É claro que mesmo um lugar como este tenha as suas dificuldades. Na alta temporada pode faltar energia elétrica ou mesmo um produto específico nos pequenos mercados. Porém, a recompensa e o prazer de viver em um paraíso ecológico com ISO DIVINO deixa bem claro de como o ser humano precisa de muito pouco para estar bem consigo mesmo.

Jeri e a praia, com a maré baixa.
Lugar lindo, lindo, lindo.

Estas fotos fui eu quem tirou. Saindo de Jeri e indo para Jijoca para pegar o busão de volta à Fortaleza.





Em direção à praia do Preá, indo pelas praias no caminho.


Árvore da preguiça e já na Praia do Preá com alguns praticando kitesurf.

Quando você puder, visite Jeri. Convide-me que ficarei feliz em voltar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Frei.
    Seu relato é ótimoooo.
    Vou para o Ceara no próximo mês, gostaria de saber qual o nome do Albergue (na frente da Igreja) que o senhor ficou. Além disso, quantos dias foram necessários para ver todos os lugares descritos no seu relato?
    E sobre os preços dos passeios, muito altos?
    Abs

    ResponderExcluir