quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Um dia em vários lugares... e amigos nos visitando

No início de dezembro passamos um dia visitando vários lugares. Todo estão relativamente próximos uns dos outros. Vamos nessa:

Convento Santo Ecce Homo
Ecce Homo são as palavras que Pôncio Pilatos teria dito, em latim, ao apresentar Jesus Cristo aos judeus, de acordo com o evangelho. Em português, a frase significa "Eis o homem".

Obs: Ecce Homo é uma das obras mais controversas de Nietzsche, publicada em meio ao agravamento de sua doença e transtorno mental. Porém, o Convento Santo Ecce Homo está para o Ecce Homo Bíblico, não para o Ecce Homo Nietzcheriano.

Para chegar ao convento dominicano Santo Ecce Homo, rodamos 30 km, passando por Ráquira, Três Esquinas e Sutamarchan. Foram 17 km de estrada de asfalto e o restante em estrada de terra.

Essa foto é da entrada do convento fundado pelos padres Dominicanos no dia 15 de março de 1620 num Domingo de Ramos. O convento, além de ser totalmente operacional como convento, também cede suas dependências para convenções e retiros espirituais.

O convento está entre as 21 maravilhas da Colômbia. Na foto estamos: frei Nelson, frei Magno, frei Alejandro, frei Camilo, Eu, frei Fabián, frei Jorge e frei Laércio. Não estão na foto frei José e frei Gabriel. Porém, estavam conosco nesse dia.

Um frade "genérico"?

O poço no centro do pátio (antigo claustro) tem água e peixes.

Não é uma maravilhas o trabalho feito nos paramentos?

Frei José, prior do mosteiro Nuestra Señora da Candelaria, onde vivemos, é o terceiro em pé, da esquerda para a direita.

A Terezinha que nos acompanhou para mostrar as dependências do convento. Obrigado, Terezinha, pela atenção e simpatia.


Em Santa Sofia, terra natal de frei José

A nova Igreja Santa Sofia, em fase de término de construção.

O pároco durante um batizado.

Não é uma coisa encantadora e intrigante?

Pausa para o lanche da manhã-quase-almoço. Depois que terminamos nossa visita ao convento Santo Ecce Homo, rodamos 4 km para chegar até Santa Sofia.

Igreja antiga Santa Sofia, na praça central da cidade Santa Sofia.


Parque Arqueológico de Villa de Leiva

Já nos arredores da cidade de Villa de Leiva, visitamos este lugar que um dia pertenceu aos índios Muiscas. Para chegar até aqui, saímos de Santa Sofia, voltamos 5 km pela estrada de terra e entramos em outra estrada não pavimentada e andamos mais 3 km.

Os monolíticos fálicos presentes em todo o parque arqueológico representam a fertilidade masculina e são carregados de forças transcendentais e têm valores espirituais e mágicos. A fertilidade feminina está representada pela "mãe" terra. Na foto acima estamos ao lado do observatório solar construído pelos Muiscas.


O retângulo compreendido pelas duas filas de colunas (veja mapa acima) segue a direção oriente-ocidente, constitui possivelmente um campo sagrado tanto para receber o sol em sua aparição no horizonte como para segui-lo e observá-lo em seu movimento.

Esta é a Tumba Dolménica, onde foram encontrados restos ósseos humanos, fragmentos cerâmicos, etc. Com o perdão da palavra, o sol "estava de matar".

"Favor respeitar a cerca"

No Vale do Dinossauro

Bem antes de chegarmos ao convento Santo Ecce Homo, nos deparamos com uma das propagandas do El Fosil, nossa próxima parada. O museu está 6 km longe do parque arqueológico, ainda nos arredores de Villa de Leiva.


O museu não é grande mas é bem interessante.

Aí está a estrela (o estrelo, por ser um dinossauro) do museu.

E aí estou eu, dentro do museu.


Em Villa de Leiva

Mais 6 km e chegamos em Villa de Leiva, uma cidade pequena antiga e muito bem conservada. Um destino turístico muito procurado. O lugar é encantador.

Basta verificar por estas poucas fotos.

Maravilhoso

Na sopa, um super-feijão. A colher é grande, e o feijão pequeno é maior que um feijão grande aí no Brasil. Dá para imaginar o tamanho do super-feijão. E a sopa estava "daqui, hó".

Esta é a casa de cerâmica, nos arredores de Villa de Leiva. Não sei muito sobre ela pois não a visitei, ainda. Porém, como é muito interessante, resolvi pegar emprestada essa foto do Google.



Amigos nos visitando

Esta família amiga e que mora em Tunja já apareceu no blog. Ela nos visitou novamente durante o Natal. Aí estão: Victor, Eu, Angela e os dois filhos do casal: Que presentaço recebemos com a presença deles: Victor Eduardo e César Luis.

E esta foto é do dia 4 de janeiro de 2012: a Celina - de blusa branca ao meu lado e que também já apareceu no blog - trouxe familiares, parentes e amigos para conhecer o mosteiro e outros lugares da Colômbia. Aí na foto encontramos colombianos, mexicanos e gregos.

Um comentário:

  1. Que saudades do FREI Toninho,quando vi a foto do sr. e ele na mesa para almoçar que saudade viu.
    frei Mason da um grande abraço nele ai pra mim mais um grande mesmo saudades dos freis....
    Que Deus abençoe a todos voces abraço Jeferson.

    ResponderExcluir