sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vida nova tudo renova


JMJ Rio 2013: No peito eu levo uma cruz ... e no meu coração o que disse Jesus!

“Vinho novo deve ser posto em odres novos".

Como poderiam Jesus e seus discípulos viver comendo e bebendo e serem homens alegres, escolhidos por Deus? Isto incomodava os religiosos da época. Até hoje, para muita gente, uma pessoa não pode ser santa e ao mesmo tempo alegre.

Com as palavras de hoje Jesus nos mostra que ser cristão é mais que viver mudanças nas aparências externas. A mudança (conversão) está no mais profundo do ser humano, na alma da pessoa.

“Ninguém põe vinho novo em vasilhas velhas”. O vinho antigamente era colocado em sacolas de couro, também chamadas odres. O vinho novo libera gases expandindo o recipiente, fazendo com que o odre ou vasilha de couro se “estique” para comportá-lo. Não podemos colocar um vinho novo em um odre velho, pois esse odre já se expandiu, se endureceu, não tem mais flexibilidade, portanto, quando o vinho fermentar dentro dele, ele se partirá e nós perderemos os dois. 

Jesus está querendo nos dizer que para sermos cristãos de verdade não podemos ser como vasilhas velhas, odres velhos, que são duros e inflexíveis. Devemos ser como odres novos, abertos ao poder do evangelho, comportando dentro de nós o espírito santo que nos levará a uma vida completamente diferente daquela que vivíamos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário