terça-feira, 6 de abril de 2010

Tempos Modernos - realidade, não novela

Vejam só a facilidade de algumas coisas: check-in de voo pelo celular!

Eu já havia feito o check-in de voo pela internet. Porém, há nisso um certo desperdício de papel pois é preciso imprimir duas folhas, sendo que de cada uma é aproveitada somente uma pequena parte onde são impressas as duas tiras de papel ´= uma em cada folha (cartão de embarque e comprovante do passageiro) para serem usadas no aeroporto.

Desta vez eu escolhi fazer o check-in pelo celular por duas motivações: uma para ver como é e a outra por necessidade prática: a impressora da comunidade estava no concerto.

A necessidade é a mãe da invenção
e a tia de novos procedimentos na vida.
Lembrete: eu cheguei a tirar diploma de datilografia.
Para quem não sabe o que é isso, basta pedir ajuda ao
"santo Google, buscai por nós!"
O check-in foi feito mais ou menos = parcialmente, pelo celular. Como o meu é meio antigão e não navega na internet, eu fiz o check-in pela internet usando computador mas escolhi receber o cartão de embarque pelo celular, via mensagem multimídia.
Assim, não há a necessidade de imprimir as duas folhas acima citadas. Na mensagem que enviaram para o celular estão as informações necessárias para a apresentação no aeroporto: o "código de barras" moderno (os quadradinhos branco e preto vistos no início da mensagem) contém todos os dados do voo. Além do código, vem também as informações em bom português.
Ao chegar no aeroporto, basta apresentar o código para máquina leitora de códigos (tipo daquelas que existem em supermercados e lojas) fazer a leitura e imprimir as duas tiras de papel: o cartão de embarque e o comprovante que fica com a gente. Uma bela economia de papel, de energia e de tempo.
Uma vez com as duas tiras de papel (cartão de embarque e comprovante do passageiro) em mãos, eu me apresentei em um dos balcões de check-in da Gol para despachar minha mala. Se não houvesse nada para despachar, eu simplesmente esperaria pela hora do embarque.
Saí do Rio de Janeiro sob o forte impacto das chuvas torrenciais que abalaram a cidade e outras partes do Estado. Apesar de todo o caos, meu voo saiu do Galeão com 40 minutos de atraso, somente.
Com o início desta viagem eu começo as visitas vocacionais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Tempos Modernos para quem tem diploma de datilografia. E olhem que a era digital ainda está em seus primórdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário