quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Feriados, Retiro Mensal e Aniversário

F e r i a d o

A maioria dos feriados aqui na Colômbia são mudados para a segunda-feira, como já foi uma vez aí no Brasil.
Em novembro, temos dois feriados que foram mudados para segunda-feira: o primeiro foi o feriado de finados, que foi transportado para o dia 7; o segunda irá acontecer na próxima segunda, dia 14. Não me lembro que feriado é esse. Fico devendo a info.

Feriado, especialmente os de temática religiosa, traz bastante peregrinos e alguns turistas ao mosteiro, que é também um santuário Mariano: Nuestra Señora de la Candelaria (Nossa Senhora das Candeias). Eis aí alguns ônibus de Bogotá que trouxeram peregrinos.

Uma das peregrinas e eu, em frente à Igreja Nuestra Señora de la Candelária. Ela é mãe de um dos noviços colombianos, o Camilo, que já apareceu aqui no meu blog mais de uma vez.

R e t i r o M e n s a l
e Pousada San Agustín
Nosso retiro mensal aconteceu junto com a comunidade de Agua Buena, que fica mais ou menos uma hora distante - caminhando morros acima. O retiro foi para iniciar a comunidade na dinâmica da Nova Evangelização e durou dois dias inteiros: sábado e domingo (dias 5 e 6 de novembro).

Quem pregou o retiro foi o padre William Martínez, um padre muito abençoado. O retiro faz parte do SINE (sistema integrado da Nova Evangelização.

Uma das dinâmicas é a troca de espiritualidade entre os grupos que se formam para o "pastoreio" (= meditação e partilha da Palavra de Deus).

O padre William é um ótimo pregado, toca e canta muito bem.

Aqui estamos na cerimônia de encerramento do retiro, que aconteceu no oratório (capela interna) do mosteiro. O retiro todo, porém, aconteceu na Pousada San Agustín. O salão onde a maior parte do retiro aconteceu, fica no "porão" (e que porão) da pousada.

Esta é a entrada da pousada, que fica adjacente ao mosteiro.

Desde o alto de uma das muitas montanhas ao redor, dá para ver bem a pousada e boa parte do mosteiro. Para quem chega, passa em frente à pousada para logo depois chegar à igreja e ao mosteiro. No lado esquerdo da foto, ao lado da pousada, o "caserio" (= punhado de casas). A construção maior em frente à praça (que também é campo de futebol e pátio da escola), a escola daqui da região. Essa foto não está nítida pois foi tirada de longe, com uso de zoom e em dia de chuva, nublado.

A pousada acolhe principalmente peregrinos, em retiro ou não. Este é um dos pátios internos. Não é uma verdadeira maravilha?

O outro pátio interno (passa um córrego dentro da pousada - dá para ver a água através destes dois cercados que aparecem na foto) ...

... e entre um e outro pátio, esta sala com lareira central e lugar para sentar ao redor. Como por aqui faz frio a maior parte do ano, a lareira é bem convidativa.

A pousada tem um pequena capela. Quando é preciso um espaço maior, pode-se usar o oratório (capela interna do mosteiro), que aparece acima, na foto que mostra o encerramento do retiro.

Vista de uma das janelas do salão de conferências. Do outro lado do "rio", parte do "caserio".

Olha só que coisa mais linda... A construção que se vê ao fundo é: a igreja (esquerda) e parte do mosteiro (centro da foto). Foi de uma daquelas montanhas ao fundo que tirei a foto "aérea" (veja mais acima) do mosteiro, da pousada e do "caserio".

Ma-ra-vi-lho-so !!!

A n i v e r s á r i o
da Yaneth
Celebramos o aniversário de uma das funcionárias do mosteiro e nossa amiga: a Yaneth, que já apareceu em postagens anteriores. Já tivemos outros aniversários, mas não tirei foto... fico devendo.

Eu e a Yaneth... em uma foto com "defeito especial" de desfocamento.

Fico devendo a postagem sobre o mosteiro propriamente falando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário