sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Skype é bom, ida até "A Virgem" ... e água, muita água.

Skype é bom,
ida até "A Virgem" ...
e água, ... muita água!

Olha eu aí, via Skype, participando do noivado da Graciela e do Ricardo no Brasil...
... e aqui a noiva ao lado dos pais do noivo e o próprio, ao lado dos pais da própria. Tem muita gente que conhece boa parte dessa família.

Ida até "A Virgem"
Numa quarta-feira fomos até "A Virgem". "Ir até a Virgem" quer dizer ir até onde há uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, no alto do morro. A imagem fica naquele morro menor, ao centro. Até parece que fica no morro maior, à direita da foto...
... que não dá para ver agora por causa do tempo. A árvore que fica ao lado da cruz está bem visível. Veja uma ampliação do local, abaixo.
A imagem da Virgem fica no morro menor, ao centro da foto. Agora dá para ver a cruz no morro à direita da foto.
Aí está ela, a cruz. Porém, não foi desta vez que fomo até a cruz. Acompanhe essa caminhada de uma hora até a imagem da Virgem.

No início da estrada que nos leva até lá. Por aqui tem bastante verde por causa do rio, principalmente. Quanto mais se distancia do mosteiro, mas rara é a vegetação.
Finalmente estão construindo uma ponte de concreto, já que a anterior irá se aposentar de vez. No topo do morro está a cruz, que fica ao lado de uma árvore, mais vistosa que a própria cruz, durante o dia.

Este riacho, o Rio Gachaneca, passa nos fundos do mosteiro. Até que está bastante verde, em especial por causa das chuvas este ano, muito, muito além do normal.

Por onde passamos a pé fica a ponte antiga, de madeira.

Já quase perto do morro onde está a imagem da Virgem. Estamos de bota pois este é o calçado oficial e prático neste últimos meses em que tem chovido muito.
Frei Fabián, frei Nelson, frei Alejandro, frei Laércio, frei Jorge e frei Camilo. Eu não saí nesta foto para poder tirar a mesma.
Olha eu aí de novo.
O mosteiro fica lá embaixo, muito embora não dê para vê-lo por completo. O morro esconde parte dele. Aqui estamos aos pés da imagem da Virgem e, uma vez ao lado da cruz (morro de baixo, à esquerda da foto), a visão do mosteiro é completa.
Ampliação de parte da foto acima. É possível ver bem a pousada (os dois retângulos formados pelos telhados da pousada) Santo Agostinho, o povoado (ao lado da estrada que aparece à esquerda) e parte da região.
Aí está a imagem da Virgem da Candelária.
Eu na foto.
"Nóis na fita"....
e mais uma com Ela.
A visão que temos daqui, em todos os lados, é fantástica. Porém, a que vemos em direção ao mosteiro é a mais ampla.
Aqui está a paisagem que se vê considerando o lado esquerdo da imagem.
Não parece, mas estava chovendo um pouco nessa tarde.


Água, muita água...

... porém, ficamos quase um dia todo sem água. Um dos canos que traz água de uma das nascentes se rompeu por causa das chuvas. Água lá fora e faltando água dentro de casa. Tomei banho nesse dia, mas foi banho de balde...
O rio Gachaneca, já com nível de água um pouco mais baixo do que estava uma hora antes dessa foto ser tirada. Com o nível normal, dá para ver um monte de pedras, grandes, no leito do rio.

Umas horas antes, a água tinha invadido o gramado da direita da foto, bem como aquela passagem que está entre o gramado e o muro da pousada.
Os frades (alguns são de Bogotá e estavam de passagem pelo mosteiro) na ponte que liga o mosteiro ao povoado.
No auge do transbordamento do rio, o nível chegou até bem perto dos degraus do meio da escada.
A visão é linda. Já faz um mês que cheguei aqui (28 dias que estou no mosteiro) e choveu quase todo dia. É muita chuva. Quando vivi aqui em 2005, durante o ano todo não havia chovido o tanto que choveu nestas últimas quatro semanas.

E está chovendo desde agosto. Sempre. No primeiro semestre também houve bastante chuva, inclusive com deslizamento de terra que acabou engolindo duas casas. Graças a Deus, ninguém morreu ou se feriu.

E por falar em água, vejam a torneira desse filtro, "embalado" em uma vaca.
Está chovendo tanto, mas tanto, que as vacas decidiram fornecer água em vez de leite...

Mais um feriado...

Para comemorar a libertação da escravatura, o feriado do dia 10 foi transferido para a segunda seguinte, que foi dia 14. A maioria dos feriados aqui na Colômbia são transferido para a segunda-feira. O mosteiro recebeu, como sempre nessas ocasiões, muitos turistas e principalmente romeiros.
Aqui, a missa com a participação dos leigos das paróquias agostinianas recoletas da Colômbia que se encontraram para um retiro nestes três dias do feriado prolongado. Vejam que coisa mais maravilhosa que é esse santuário mariano.

Não me esqueci da postagem sobre o mosteiro, não. Falta uma foto que quero tirar de cima do morro onde está a cruz mencionada acima. De lá se tem um visão ótima do mosteiro, mas está muito perigoso ir até lá por causa das chuvas... portanto, aguardem!

Um comentário:

  1. Fotos maravilhosas frei!
    Aliás, aproveito para parabeniza-lo pelo aniversário de ordenação.
    Que Deus abençõe hoje, sempre e cada dia mais!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir