quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festival de Dança e Música na Candelária

Aí está o núcleo da comunidade da Candelária:
A construção cujos telhados formam dois retângulos (bem na entrada - veja a estrada) é a Pousada San Agustín, anexa ao Mosteiro Nuestra Señora de la Candelaria, que aparece com uma parte dele escondido pela montanha.

Como a Pousada, a construção do mosteiro forma dois retângulos ou, mais precisamente, um retângulo e um quadrado.

As construções que aparecem à esquerda da pousada formam o "caserio" (agrupamento de casas, povoado), sendo uma das construções a escola. É o prédio que aparece entre os dois agrupamento de árvores. Na frente da escola, uma quadra poliesportiva (entre um agrupamento e outro de árvores) e, ao fundo, a nova quadra, inaugurada neste dia do festival de dança e música.

Foi na penúltima semana de novembro que a Candelária proporcionou este festival de música e dança típicos da Colômbia. Nós frades fomos convidados e participamos. O dia festivo começou com uma parada (banda e desfile) que teve início nas dependências do Mosteiro.

Aqui vemos: a igreja de Nuestra Señora de la Candelaria ao fundo e a entrada para o mosteiro homônimo à direita. A entrada interna para a pousada fica bem à esquerda da foto e a passagem direta para o "caserio" em posição contrária à igreja. Foi o caminho da passagem direta para o "caserio" que a parada fez.

Estava chovendo um pouquinho e, apesar da chuva, a manhã foi bem proveitosa, atrasando um pouco o início das festividades.

Passamos em desfilo em frente à escola (aí está a quadra poliesportiva mencionada acima), demos a volta por um dos lados dela e entramos "pelos fundos".

A escola fica à esquerda da foto. Dá para ver, ao fundo, parte da pousada e parte da igreja da Candelaria (paredes brancas).

A construção à esquerda é a parte nova da escola. A fumaça que se vê é do churrasco "llanero", típico da Colômbia.

Aí está a churrasqueira, no chão mesmo. A carne fica nestes espetos espetados no chão.

O padre Provincial (segundo na fila da frente) e padre Albeiro (o primeiro, de óculos escuros) vieram de Bogotá para participar. Também vemos, além dos noviços, padre Gabriel (mestre dos noviços - é o de barba) e prior do mosteiro, padre José (primeiro na fila de trás, logo atrás do padre Provincial).

A banda é composta por estudantes da região.

E eu não poderia deixar de aparecer, né? Para todo lado que se olha, montanhas e mais montanhas.

Muito prático o suco que vem em sacos plásticos, ao invés de copos. O canudinho acompanha o produto.

Muita música típica...

... e dança, também. Basta apreciar as fotos.





Quase no final da manhã o chuvisco parou de vez e todos puderam se reunir na quadra nova para partilhar esse dia tão especial na Candelária. Notem que os estudantes usam uniforme... o ano todo.











Aqui vemos uma espécie de "casamento caipira".

Só não fotografei mais pois a bateria do celular (que aqui tem funcionado só como máquina fotográfica) acabou antes da festa terminar.

Dia super-interessante e maravilhoso!

Um comentário:

  1. Adorei tudo... tenho visto as fotos e lido os comentários... confesso que dessa vez fiquei com uma pontinha de inveja, pois queria muito ter visto ao vivo como o Sr... abraços... Godiva

    ResponderExcluir