segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que é que valorizo mais?

JMJ Rio 2013: no peito eu levo uma cruz ... e no meu coração o que disse Jesus!

“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.

O jovem rico que ouviu estas palavras de Jesus foi embora triste porque era muito rico (e não estava disposto a partilhar seus bens).

Qual é a nossa “riqueza”? O que é que valorizamos mais? É preciso “vender” o que temos de mais precioso e colocar o resultado desta “venda” em favor do Reino de Deus.

“Vender” significa despojar-se, não ser o único proprietário do bem tão estimado. Uma vez que não somos o “único dono” do tesouro, fica mais fácil partilhar.

Se o que mais prezo é o tempo que dedico a mesmo, devemos “vender” meu tempo e partilhar o resultado desta “venda”: o mesmo tempo de antes, só que agora partilhado com os demais.

Se o meu tesouro é comentar os erros da vida alheia, devo “vender” esta valorização (despojar-me da fofoca) e colocar o resultado da “venda” a serviço dos demais; isto é, intensificar os comentários positivos sobre meus irmãos e irmãs.

Recordemos que aquilo que fazemos e falamos é o nosso tesouro, é o que mais prezamos, mesmo que mentalmente não apreciemos o que fazemos.

Note que Jesus pediu para primeiro limpar o coração e se desposar do que mais apreciamos (e seja contrário ao Reino) para poder segui-Lo. É impossível segui-Lo sem o despojamento e o serviço aos demais irmãos e irmãs. É assim temos um tesouro no céu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário