sábado, 15 de maio de 2010

Primeiro Dia completo em Brasília

Cheguei logo de manhã no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Seu Davino me trouxe até aqui. Estou hospedado na casa (apartamento) dele e da esposa, dona Josefa. Seu Davino me trouxe e foi embora, já que ele está trabalhando na realização do Congresso mas não participando diretamente dos acontecimentos dele.

Bela surpresa: encontrei-me com o Osmindo e a Eglair, da paróquia nossa lá de São Paulo, a Nossa Senhora de Lourdes. Pena que não tirei foto. Pena mesmo. Foi surpresa super agradável já que eu não esperava de maneira nenhuma encontrá-los aqui. Eu nem sabia que eles viriam.

O Centro de Convenções Ulisses Guimarães tem 54 mil metros quadrados e capacidade para receber quase 10 mil pessoas por dia. Nele serão realizados os simpósios Teológico e de Bioética, com a presença de delegados de todo o Brasil. Mas os simpósios só começam amanhã, dia 14. Aqui estávamos nos cadastrando e participando de algumas atividades no período da manhã, muito embora a abertura oficial do Congresso só aconteceria na Missa de Abertura. Veja mais abaixo.

A atividade primeira foi a apresentação de um vídeo contando a história de Brasília e tendo por foco a dimensão religiosa-católica da mesma. Depois tivemos a oração da Laudes e a seguir palavras tanto sobre o Congresso como sobre a Eucaristia.

A tarde era livre. Então, fui passear.

Seu Queiróz, pai da Elisângela e sogro do Rogério, me levou para conhecer um pouco de Brasília na tarde deste dia 13 em que a Igreja comemora Nossa Senhora de Fátima. E um dos primeiros lugares que paramos foi na capela construída em louvor à nossa mãe no Céu.

As fotos abaixo mostra só um pouco de muita coisa que vimos, muito embora esse muito seja um pouco de Brasília. Obrigado, seu Queiróz, pelo passeio e amizade.

Em frente à residência do presidente do Brasil. Seu Queiróz trabalhou aí dentro, também. Ele é um entendido em Brasília, dentro e fora das paredes da Capital.

Em um dos parques da cidade. Brasília é uma cidade linda. Pelo menos no Plano Piloto. Aqui seu Queiróz me convidou para tomar água em um dos bares-restaurantes que tem no parque e pudemos bater um papo de maneira mais sossegada.

Igreja dom Bosco. Este é o único lustre da igreja. Tem diâmetro de 5 metros. O próprio teto é de se admirar.

Olha quem eu encontrei por lá: padre Ronaldo. Depois de ter encontrado a Eglair e o Osmindo na parte da manhã, essa foi mais uma belíssima surpresa. Padre Ronaldo pediu para eu não publicar essa fotos na internet. Portanto, pessoal, não diga nada, viu?

A igreja é muito legal mesmo. Tem todo esse tom de azul. Parece que a gente já está no céu.

Lá dentro é muito convidativo para meditação.

Aqui, havíamos acabado de sair da igreja. O seu Queiróz foi muito prestativo, amigo e bom "guia turístico". Ele sabe tudo de Brasília. Este é "o cara".

A última parte do passeio foi ver Brasília do alto. De cima da torre de televisão, 100 metros de altura, dá para ter a visão geral da cidade. Muito legal mesmo.

Depois da tarde de passeio e conhecimento cultural, seu Queiróz me levou para a casa dele, tomamos lanche da tarde com a família e logo depois ele me deixou na esplanada dos ministérios, onde a missa de abertura seria celebrada.

Para o pessoal se sentar com certo conforto, caixas de papelão que servem de banco. Custava 5 reais, vem dobrada e você monta na hora. Basta desmontar e levar para outro lugar, o que aconteceu no Congresso. Gostei da idéia.

Uma hora antes do início da missa de abertura, que estava prevista para as 19 horas e começou no horário certo. Cheguei com pouco mais de uma hora de antecedência.

Este imenso Altar Monumento foi montado na esplanada dos ministérios especialmente para o Congresso Eucarístico Nacional. É aqui o coração do CEN 2010. O Altar Monumento tem 150 metros de largura e 23 de altura. Ele relembra a Primeira Missa de Brasília e será palco das principais missas do evento, onde são esperadas cerca de 300 mil pessoas.

Muita gente participou. Essa foto tiraram para mim. Apesar da praticidade do banco de papelão, disseram-me que a maioria da assembléia ficou em pé mesmo. Ou se sentaram na grama.

Durante a missa de abertura aconteceu o anúncio do Jubileu.

No final da missa, fogos de artifício. A celebração durou pouco mais de 3 horas.

acesse o site do Congresso para ver mais detalhes dos fatos e fotos:
www.cen2010.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário