domingo, 16 de maio de 2010

Segundo dia no Congresso Eucarístico Nacional

No dia 14, logo de manhã, seu Davino me levou para conhecer a paróquia à qual ele e a esposa pertencem: São Francisco de Assis. A igreja é muito bonita, tanto por fora como por dentro.

A foto saiu borradinha mas dá para ver a beleza da igreja.

Aí está seu Davino. Ele e a esposa estão me acolhendo em sua casa durante o Congresso Eucarístico. O presbitério é amplo e o que aparece debaixo do presbitério, atrás das portas pequenas de vidro é o computador e sistema de multimídia. Pois é, modernidade à serviço da comunidade.

Ainda de manhã fomos à Paróquia Nossa Senhora do Lago participar da Missa em Rito Católico Oriental Ucraniano. Lá, vi frei Raimundo e frei Wagno, mas não deu para conversar com eles.

A missa foi quase toda falada e cantada em ucraniano. Tínhamos o folheto impresso em português para (tentar) acompanhar a cerimônia. Algumas preces e o sermão foram em português.

Nos dias 14 e 15 aconteceram quatro missas de rito oriental. Duas em cada dia. As outras foram em Rito Católico Oriental Maronita, Armênio e Melquita.

Um pouco tempo da tarde foi dedicado ao passeio e conhecimento de um pouco mais de Brasília. Desta vez foi a Regina (foto abaixo) que me levou para alguns lugares. Ela é filha do seu Davino e trabalha no congresso (político) de Brasília já vai para mais de 20 anos. Ficamos lá dentro quase uma hora. É uma coisa impressionante tudo o que se passa lá dentro... e as coisas que não se vêem de fora, como os corredores subterrâneas que interligam vários prédios.

Quando estava lá dentro do Congresso, encontrei Dom Mamede. Foi uma ótima surpresa. Dom Mamede me ordeno diácono. Trocamos algumas palavras pois ele estava ocupado, é claro.

O sol estava de rachar. Dá para ver pelas duas fotos, a de cima e a de baixo.
Aqui, Regina e eu, em frente ao QG. O prédio todo é bonito e fica numa área muito ampla em Brasília. Usei a própria máquina fotográfica para fazer uma sombrinha em mim.

De noite, fui concelebrar missa na Paróquia São Francisco de Assis, onde moram o seu Davino e a esposa Josefa. Por uma incrível coincidência (???), que vem a ser a mão de Deus trabalhando a meu favor, encontrei-me novamente com Dom Mamede. Ele e outros dois bispos - um deles Dom Fernando Mason - não é meu parente, não - estavam lá para presidir a missa.

A noite do dia 14 foi a noite em que os bispos participaram das missas nas paróquias por toda Brasília.

Durante o dia encontrei alguns amigos e amigas de várias partes do Brasil e que fazia tempo que não via. Não é isso tudo uma grande benção de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário