segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Festa de São Sebastião em Limoeiro - dia maior

O dia 24, domingo, Limoeiro celebrou São Sebastião com toda solenidade e festa dignas de fé sedimentada em base sólida. Fui convidado pelo monsenhor Orlando (Pároco) a presidir a missa das 7 da manhã, transmitida pela rádio FM Cultural. Enquanto eu caminhava para a matriz, por volta de 6 e meia da manhã, vi este lindo arco-íris "saindo" da igreja Santo Antônio.
Este ano de 2010 a cidade comemora 118 anos de festividades a São Sebastião, a maior festa religiosa da região.
(esta foto é de uma missa anterior, presidida em Limoeiro)
A sede da FM Cultural fica perto da casa de frei André.

Depois da missa das 7 transmitida pela rádio da cidade e que tem um bom alcance regional, irmã Gracinha, frei André e eu fomos visitar a família do Tarcísio, que fez o primeiro ano de filosofia como seminarista no seminário da Capelinha, para eu conhecer o pai e um irmão dele, que estavam fora da cidade, a trabalho, durante a semana. Depois fomos até a outra paróquia, a de São Sebastião, onde mora a família do seminarista Magno. Irmã Gracinha e frei André foram antes de mim pois eles queriam participar de toda a missa solene, que iniciou às 9 da manhã. Eu cheguei por volta de 10 e meia para me encontrar com eles e fazer diversas visitas pelo bairro.
A cerimônia durou 2 horas e meia.
Todos os padres de Limoeiro participaram, além de alguns de outras cidades que foram convidados. A igreja estava lotada.
Enquanto a missa acontecia, houve a maratona de São Sebastião, que terminou em frente à igreja. Depois da missa nós três visitamos algumas famílias. Frei André foi almoçar com sua família e eu "filei uma bóia" na casa de irmã Gracinha.

A procissão de São Sebastião é muito participada. Eu não caminhei com os fiéis pois queria tirar estas fotos. Consegui uma sacada no primeiro andar. É muita gente que participa. Eis aqui algumas fotos, que dão uma idéia (pequena) da magnitude da procissão, tanto em termos de beleza quanto em termos do grande número de pessoas que participam.
Início da procissão. Nosso seminarista Mago está aí, paramentado de branco. Infelizmente, não consegui tirar um "close" dele.
Contei pelo menos três carros de som: um no início, outro no meio e um no final da procissão, que é realmente grandiosa.


Olha eu aí.

O Tarcíso, que estudou filosofia no seminário da Capelinha. As famílias dele, de Magno e de frei André são de Limoeiro...
... assim como a família de irmã Gracinha (aqui com frei André, ambos de hábito)
Aproximação do andor de São Sebastião....
... o único andor na procissão.

É um mar de gente...
... formando uma "onda" vermelha...
... a cor que identifica São Sebastião.



Depois da procissão, que se inicia na Paróquia São Sebastião, a missa de encerramento é na Paróquia central, de Nossa Senhora da Apresentação. Por causa do grande número de pessoas, a missa é campal.

A praça da bandeira, próxima à Matriz, é um bom local para ver os fogos de artifício,
que encerra a festa, apesar dela prosseguir pela noite adentro.
A queima de fogos acontece no alto do morro onde está a imagem do Cristo Redentor.
Ao lado da imagem há três palavras gigantes formadas por lâmpadas, onde se lê: "Viva São Sebastião".








Festa Maravilhosa!


Um comentário: