sábado, 30 de janeiro de 2010

Sábado cansavilhoso em Recife

Cansavilhoso = cansativo mas maravilhoso

O dia rendeu bastante. Andei até e valeu a pena. Aqui, as fotos que tirei mas não mostra tudo o que vi e visitei hoje.
Estou hospedado nesta rua. É a casa depois da casa verde. A hospedaria fica em Boa Vista, bairro localizado na maior das três ilhas que fazem parte de Recife.
Fui caminhando e em meia hora eu já estava em uma das pontes. Vejam a maré como está baixa. Ontem, quando passeei de Catamarã (ou Catamaran - vi os dois modos escritos em diversos lugares) ontem, a água atingia a muro da borda do rio. Pois é, apesar de ser rio, a maré faz com que a água do mar invada os rios na maré cheia.
Mais uma vez o dia prometia chuva, o que aconteceu por volta das 7 da noite. Eu já estava em casa quando começou a chover. As nuvens me ajudaram no início do dia, mas logo o sol apareceu e eu sofri um pouco com o calor e o sol ardente.
Olha lá as "torres gêmeas" e novamente, a maré baixa. Vários pássaros aproveitam para fazer um ótimo café-da-manhã.
Ao fundo, uma das colinas que formam a cidade de Olinda. Neste ponto da foto, dois rios se encontram. Um vem lá de cima e o outro está à esquerda da foto. Além dos pássaros, tem alguns homens coletando alguma coisa aí na terra que aparece com a maré baixa.
Uma parte lateral do rio é navegável, mesmo na maré baixa.
Igreja da Madre de Deus. Leia o cartaz abaixo.


O altar-mor é de riqueza estupenda.
Inclusive nas laterais.
Vejam que detalhes maravilhosos.
Já vi por aqui várias imagens de Cristo com cabelo humano de verdade.
Visão geral da igreja.
Marco zero da cidade. Ao fundo, o parque das esculturas de Francisco Brennand. Este parque apareceu ontem, mais de perto, numa das fotos do passeio de barco que fiz.
Do marco zero saem várias ruas e avenidas, em forma de leque. Olhando para a direita...
... para o centro...
... e para a esquerda.
Palco já sendo montado na praça do marco zero para o carnaval.
O marco zero deve ser mais bonito ainda sem esse palco intrometendo-se na paisagem.
Depois de passear mais um pouco pela menor das três ilhas que fazem parte de Recife, fui para a segunda maior ilha em termos de tamanho. Em volta da Praça da República, vemos o Palácio do Campo das Princesas. É um prédio enorme. Aí aparece apenas a entrada principal.
De dentro da praça dá para ver, também, o Palácio da Justiça.
A Praça não é muito grande, mas é muito bonita e refrescante num dia de calor como estava hoje.
Olhem só: um posto de combustível instalado na calçada que dá para um dos rios. É engraçado pois o carro para na pista mesmo para ser abastecido. Nunca tinha visto uma coisa assim.
Capela Dourada (quase toda cobera em ouro). Mais adiante, fotos do interior da mesma.
Uma das salas é um museu com paramentos litúrgicos antigos.
O pátio central, antigo claustro.
E a torre da Igreja, anexa à Capela Dourada, que funciona normalmente como igreja.
Como não é possível tirar fotos do interior da Capela Dourada, tirei duas fotos: uma de um catálogo turístico (a de baixo) e outra de uma das páginas do guia Quatro Rodas de Pernambuco (a foto acima).

Antes de sair, passei de novo na sala inicial. Aí, "bonecos" de frades e freiras em tamanho natural...
... diante de uma autoridade. Não peguei os detalhes desta representação interessante. Fico devendo.
Passei também pelo complexo carmelita. A Basílica Nossa Senhora do Carmo é a atração principal.
Aí encontramos também o comércio dos camelôs. Este pedaço é anunciado como "Calçadão dos Mascates". De um lado da avenida, o conjunto carmelita (que aparece duas fotos acima) e do outro, à esquerda, o Pátio de São Pedro (fotos bem mais abaixo)
Fantástico.
Um dos nichos laterais.
O teto é feito de madeira escura, pintada.
Complexo cultural Pátio de São Pedro. A igreja é uma maravilha. Tem uma praça em frente dela. Em volta da praça, casas antigas e muito bonitas. Não deu para tirar fotos pois vários palcos para o carnaval foram montados. Uma pena! Seguindo pela rua que aparece na foto...
... começa o mercado popular: camelódromo. São ruas e mais ruas todas tomadas pelos camelôs. Em si, as ruas já são estreitas...
... e com a invasão dos camelôs, fica bem difícil caminhar pelas ruas do mercado popular.
Como a manhã já estava terminando e eu um tanto cansado, resolvi ir até o shopping de Boa Viagem para refrescar (ar-condicionado) e fugir do calor do meio-dia e horas adjacentes. Passei por uma das muitas ruas/avenidas que se preparam para o carnaval.
A estação central do metrô (estação Recife) é grande e bem iluminada, naturalmente. Todo o metrô de Recife é de superfície.
As linhas do metrô de Recife. Saí do ponto mais ao norte da linha que fica à direita e fui até a estação que está na mesma linha, direção sul, bem no meio do mapa acima.
Outra foto da estação Recife.
Pensei que o shopping center ficasse ao lado a estação de metrô Shopping, mas não fica. Andei uns 15 minutos, inclusive por umas ruas um tanto assustadoras.
Deu para refrescar e descansar bem durante as duas horas que fiquei no shopping. Mas não almocei por lá, não. Esperava eu comer uma dobradinha no mesmo lugar que havia comido uma feijoada maravilhosa no dia anterior. E fica lá na região dos camelôs.
Boa Viagem é uma região para gente de alto poder aquisitivo.
Já chegando ao centro de Recife. Olha as duas lá.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Estava fechada e tirei a foto de dentro do ônibus. É, voltei de ônibus para evitar andar de novo até o metrô estação Shopping. Hummm.... propaganda enganosa o nome da estação.
De volta à região dos camelôs. Como cheguei eram quase três da tarde, já havia acabado a dobradinha. Acabei comendo num bar ao lado: uma deliciosa sopa de legumes com macarrão.
Esta é a Casa da Cultura de Pernambuco. Era uma prisão ...
... que se transformou numa galeria onde...
... cada cela virou uma pequena loja.
Escada íngrime para chegar aos andares superiores. Dá para subir e descer de elevador, também. Veja a foto mais acima, a primeira do interior desta antiga prisão.
Já me preparando para voltar para casa, por um caminho diferente do que havia feito de manhã. No caminho, algumas coisas para ver e visitar.
Opa! Peguei a ponte errada. Eu queria estar naquela lá, toda feita de ferro.
Pronto, cheguei. Mas não por aqui, que é só para carros.
Agora sim.
A maré já voltou a subir e o tempo promete chuva.
O primeiro cinema no Brasil. Foi reinaugurado este mês de janeiro. Filme em cartaz: Lula, Filho do Brasil. Nada disso é culpa minha.
É por esta avenida que espero chegar em casa antes que chova.
Mapa do centro de Recife. As primeiras fotos foram tiradas nesta ilha menor, Ilha do Recife. Depois fui para a ilha de tamanho médio (Santo Antônio), a que fica à esquerda da ilha menor. Na parte de cima do mapa, parte da maior das três ilhas. É nela que fica o bairro Boa Vista, onde estou hospedado.

Um comentário:

  1. Eita frei, vc tá se saindo muito bem como reporter de turismo, acho que logo logo a globo te contrata hein... rsrs
    Lugares lindos e marcantes mesmo, que bom que vc está gostando, bjos

    ResponderExcluir